Canjiquinha - Abóbora e couve
Essa canjiquinha com abóbora e couve é uma receita tão saborosa...econômica e de preparo tão simples, que além muito versátil pois dependendo do acompanhamento vira um prato digno de festa. É também conhecida por quirera, um prato típico de Minas Gerais, mas que na nossa versão não leva nada de ingredientes de origem animal, somente abóbora e couve que além de gostosos, no meu caso eu sou suspeita em falar...são acessíveis, é comida de verdade, afetiva e muito nutritiva.
Canjiquinha
1 xícara de canjiquinha
Água (suficiente para cobrir)
Folha de louro
Azeite, alho picado, sal e pimenta gosto
Doure o alho no azeite, coloque a água, a folha de louro, sal e a pimenta, espere ferver, coloque a canjiquinha e deixe cozinhar até ficar bem molinha, tipo uma polenta. Depois de pronta finalizei com azeite de cúrcuma, que irei ensinar em outro post, onde irei falar de como saborizar azeites.
Abóbora
1/2 abóbora japonesa picada com a casca
Azeite, alho picado, salsinha, sal e pimenta a gosto
Doure o alho no azeite, coloque a abóbora picada com casca e tudo, sal, pimenta a gosto e mexa bem, coloque água até cobrir e deixe cozinhar até ficar macia, desligue e finalize com a salsinha picada. Se quiser pode fazer a abóbora sem a casca, aproveite em outra receita, batendo no processador e usar em uma sopa, farofa, fazer um bolinho ou quando for fazer um caldo de legumes, use da sua criatividade o que não pode é jogar fora.
Couve
1 maço de couve
azeite, alho sal e pimenta
Eu rasguei a couve ao invés de picar fininha com a faca, eu prefiro assim, mas fica ao seu gosto, o sabor vai ser o mesmo. Agora doure o alho no azeite, coloque a couve, o sal, a pimenta e mexa bem para misturar tudo e desligue. Eu só dou um susto nela, como diria minha Vó, e está pronta.
Como eu amo esse tipo de comida, caseira, reconfortante, afetiva, e essa nossa canjiquinha com abóbora e couve me remete muito a tudo isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário